Argentina #Ingreso a Instituto Adventista Balcarce

MUNDANÇA RADICAL DE VIDA!

Agosto de 2013 até Dezembro de 2013


Estudando no IAB para as equivalências




Era o momento indicado! Eu queria crescer, aprender e mudar a minha vida completamente. Desde meus 14 anos sempre dizia á minha família que com 18 anos queria sair de casa, eles ficavam tristes e chateados por eu dizer isso. Mas isso era verdade, tanto que era verdade que acabei saindo aos 17 anos de idade.

Lembro-me perfeitamente que estava no meu quarto, eram as provas finais de 11 ano e eu estava estudando. Mas eu sabia que nessas provas eu iria mal… capaz a média daria para eu entrar em algo que não iria gostar com certeza…  Meus amigos Dan, Cristina, Melissa y Leo (que estavam fazendo suas práticas de medicina na ilha) sempre falavam da Argentina, estudar na Argentina, colégios adventistas, trabalhos missionário… PENSAMENTO: Porque não sair de Portugal e ir para Argentina estudar o último ano?!?!!!!!

Começaram os email, as conversas com as familias, a recolha de informações, o apoio da tia, dos amigos… BUUH…. DECISÃO TOMADA! VOU PARA ARGENTINA

Abri o google e busquei colégios adventistas na Argentina, apareceu BALCARCE, abri, olhei umas fotos, uns videos, gostei, É ESTE!! Fiz a inscrição e todas as papeladas no colégio… Uma semana depois recebo a grande resposta:

Nesse momento não sabia que fazer! 12 equivalências, todo um 1 e 2 trimestre + o 3 trimestre que eu estava entrando! De momento eu pensei: ” Esquece Alexandre, nunca na tua vida vais poder fazer tal coisa”. Então, com esse pensamento eu pensei em desistir…

Fiz os exames de Biologia y Fisico-Química, finalmente eram as férias para pensar melhor…

Eles, os amigos, falavam: ” Alexandre tu podes, vai, luta, Deus vai dar-te as forças necesarias.

Numa semana eu tratei de tudo. A família não estava acreditando. Mas sim, eu queria mudar.

 

Passaporte que tinha chegado
Depois de ter o passaporte na mão só faltava mesmo a viagem! Uns dias depois foi comprada. Então era mesmo verdade, eu iria embora de Portugal para um  continente diferente, um país 100% desconhecido, com um outro idioma e cultura diferente. 7horas da manhã era hora do voo para Aeroporto Fiumicino em Itália. 5horas eu tomei a decisão que não queria ir… a minha tia olhou-me e disse ” Tu agora tens que ir, para não dizeres que podias estar lá e não foste”!  O que ela disse eu engoli a seco e continuei a fazer a mala…

Chegou o tempo de sair de casa, a loucura de não esquecer nada, transportar as malas,,,aihh! Depois, chegando ao aeroporto do Funchal fui logo fazer o check in e veio a pior parte… DESPEDIDAS.

Fiz-me “o forte”, dei um beijo a todos sem chorar e subi as escadas. Quando já os deixei de ver aí sim, comecei a chorar e a sentir aquelas dores de barriga dos nervos!

Em Lisboa paguei 100 Euros de bagagem em exceso.Mas eu nem perguntei nada, até porque estava sem cabeça para fazerlo. Sei que cheguei ao avião e adormeci. Só acordei quando aterrou.

Como estava com um plano especial para menores de 17anos, as hospedeiras sempre vinham buscar-me e levarme aos aviões. A grande seca foi ter esperado na salinha de crianças umas 5 horas para o proximo avião para Argentina.

Entretanto cheguei a Argentina, onde fui recebido por uma pessoa importante dentro da comunidade da educação Adventista, onde levou-me a conhecer alguns lugares, nomeadamente Florida, o colégio Adventista de Florida, a fábrica de granix e muitos outros lugares…

Centro de Buenos Aires (dentro do carro)

Ao chegar a Balcarce no mesmo dia á noite, esperava o Tesoureiro do colégio na Terminal. Viajamos outros 25 km de estrada e 5 km de estrada de terra chegar ao tão esperado colégio Balcarce. Entrei no hogar de varones e deram todas as indicações e informações necessárias, uma delas, não havia internet :(.. Todos me olhavam! Eu entrei no quarto, pequeno, com a janela para o jardim principal, 4 camas, 4 armários, 4 prateleiras, 4 cadeiras e uma mesa para estudar. Não estava a acreditar… Pela primeira vez tinha que partilhar esse espaçinho com mais três pessoas.

Colegas de quarto ( Franco, Gabriel, eu)

Depois de já instalado, tomei o meu banhinho e saltei logo para a cama com a porta fechada para ninguem chatear, eu estava realmente CANSADO!!

Primeira experiencia de dia de aulas foi “especial”. Todos os dias 6horas em ponto toca a sirene para levantarmos, nesse eu dia, eu tomei um novo banho, vesti-me, e fiquei preparado para encarar todos os estudantes. Passado uma hora começa o perceptor contanto 5,4,3,2,1, e nessa contagem já tens que estar fora da residencial. Lembro-me como se fosse hoje daquele frio e escuridão de dias de Inverno.

Ok…! – Vamos comer?- perguntei .- Não, agora temos bíblia! – respondeu-me.

Depois de uma hora de aula de Biblia onde passaram o tempo todo a fazer-me perguntas, finalmente veio o “desayuno argentino”, bolinhos com dulce de leche, cereais, leite, cevada, amendoins,etc. FOI TIRAR A BARRIGA DA MISÉRIA!!

Alfajores (bolinhos de chocolate Argentinos, oferecido pelos amigos Gabriel y Roo)
Até ás 13horas sempre temos as aulas, Matemática, Artes, Inglês, Geografia, Ciudadania etc. Mas no primeiro dia tive que terminar toda a matricula, papelada, provar o uniforme, ver o tema das equivalencias,  e ver onde ia trabalhar! Sim…TRABALHAR!! Trabalhei (todos esses 5 meses) limpando aulas, retretes, mijatórios e auditórios… bahhh!  Esse foi o primeiro de muitos….
Primeira foto com o uniforme

Foi a semana mais dífcil que tive nesse colégio. Longe da família e dos amigos, sem poder falar com eles todo o tempo e ter que entender o idioma. Saía todos os dias com dor de cabeça pelo esforço que tentava fazer para entender o que diziam. MAS…. tudo foi sendo mais fácil com o passar do tempo, fiz amizades, participei na banda, cantei no coro, viajei para a viagem de finalistas etc

Banda IAB

 

Viagem de Finalistas

 

Recreio de Oração

 

 

 

 

 

Viagem de Finalistas

 

Colegas de curso

Passando todo essa diversão, estava quase chegando o final do ano, e eu super nervoso com as provas do 6º ano e com as 12 equivalências para fazer. Era Octubro, férias de Primavera, fui para minha casa em Portugal e aproveitei para levar todos os livros… Fiz os trabalhos prácticos, estudei e estudei! Mas como o tempo estava muito curto, até os tios e os primos tiveram que fazer-me os trabahinhos prácticos. ehhee

O importante foi que nesse mês eu consegui tirar 6 matérias!!!

Matéria de Psicologia APROVADA

Chegou o tão esperado mês de Dezembro, onde desaparecem todos os inteligente e ficam os burros para os finais das materias desaprovadas. Começaram as noites sem dormir, os nervos, as borbulhas (de tanto chocolate), as olheiras… tudo!

Não sei como, mas tudo ia “andando”, estudava, aprovava, estudava, aprovava… E a cada dia que ia passando era mais um “APROVADO” e a assinatura do professor na folhinha que dependia a minha ida para a universidade. QUE ALEGRIA!!!

Tudo correr bem. Lembro-me que um dia antes da graduação foi a minha última prova, Biblia, com o meu conselheiro de curso, Senhor Bigodes!!! Eu estava muito nervoso porque ele tinha essas provas muito difíceis. Foi o último Aprovado na folhinha. mas também foi o que mais alegria deu-me.

Veio o tão esperado dia de GRADUACÍON! Sem matérias pedentes e tudo preparado para entrar na Universidade, com apenas 17 anos e 1.59m eu já era um PRÉ-UNIVERSITARIO!!!

Colega de curso (Mauge e eu )

E terminou essa grande etapa e experiencia da miha vida, foram bons 5 meses com momentos que não se esquece e pessoas “inolvidables”. Um especial agradeciemento a aquelas pessoas e alguns colegas que sempre me ajudavam e que mesmo que eu fosse chato estavam sempre para ajudar e para aqueles que nem falavam nem falam com o “estrangeiro”, desejo um bom futuro.

Podemos dizer Adeus IAB  e que venha a nova vida….!!!!!

Bem-vindos a bordo…!!

Leave a Reply

